terça-feira, 3 de abril de 2012

Veja como se preparar para prestar o concurso da PF



Lia Salgado*Especial para o G1
5 comentários
O concurso para a Polícia Federal, com 500 vagas para agente e 100 para papiloscopista, pode ser a oportunidade que muita gente esperava para trabalhar em uma das instituições mais respeitadas do país. Não há exigência de altura mínima nem idade máxima (respeitado o limite para a aposentadoria compulsória), tão comum em outros cargos da área de segurança. Por outro lado, além da graduação de nível superior – tecnólogo também pode – é exigida a carteira nacional de habilitação.
Além disso, a saúde do candidato deverá estar em boas condições, que permitam o exercício pleno de suas atividades. É interessante que o candidato leia atentamente no edital o que será avaliado no exame médico, a fim de evitar decepções.
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
As vagas oferecidas serão, preferencialmente, para os estados do estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima e em unidades de fronteira. A nota obtida na segunda fase do concurso - o Curso de Formação Profissiona l- será obedecida para escolha de lotação, mas o candidato permanecerá onde for lotado pelo período mínimo de 3 anos.
A validade do concurso é de 30 dias, prorrogáveis uma única vez por igual período, contados a partir da homologação do resultado final do Curso de Formação, o que é uma garantia de que os aprovados vão assumir as novas funções rapidamente.
O concurso consistirá em prova objetiva – avaliação de itens do estilo “certo e errado”- e prova discursiva, no mesmo dia. A objetiva constará de 120 itens, e o mínimo para não ser eliminado será de 36 pontos. Os 1.500 candidatos mais bem classificados para o cargo de agente e os 400 primeiros para o de papiloscopista terão a prova discursiva corrigida. A prova discursiva valerá 13 pontos e o candidato precisará obter ao menos 6,5 para não ser eliminado.
A partir daí, o candidato aprovado na prova discursiva passará pelas etapas eliminatórias: exame de aptidão física, exame médico e avaliação psicológica. Precisará, ainda, ser considerado apto na investigação social e/ou funcional, que visa verificar se o candidato apresenta procedimento irrepreensível e idoneidade moral inatacável para integrar os quadros da Polícia Federal.
Depois de tudo isso, os aprovados na primeira fase dentro do número de vagas previsto no edital farão o curso de formação profissional, com dedicação integral.
O sonho de ser policial federal pode estar ao alcance da mão, mas é preciso estar bem preparado para conquistá-lo. As provas deverão acontecer no dia 6 de maio, o que dá aos candidatos pouco mais de um mês de dedicação.
Temos aí dois tipos de candidatos: aqueles que vêm se preparando há algum tempo e precisarão fazer ajustes finais de acordo com o edital, e aqueles que acordaram para a oportunidade apenas a partir da publicação do edital.
Não há pontuação mínima por disciplina. Na verdade, não há nem mesmo número estabelecido de itens a serem analisados por matéria. Assim, é preciso definir uma estratégia para garantir o maior número de pontos na prova, independentemente da matéria.
Quem já estava estudando
O concurso não trouxe grandes surpresas, o que é excelente para quem já vinha estudando. Mantiveram a banca (Cespe/UnB – Centro de Seleção e de Promoção de Eventos/Universidade de Brasília) e as disciplinas, com pequenas exceções (entrou legislação especial e noções de identificação para papiloscopista e mudou o foco da economia para o cargo de agente). Entretanto, o conteúdo de diversas matérias foi ampliado.
Os tópicos novos devem ser priorizados, sem descuidar de revisar os assuntos já sedimentados, de preferência a partir de fichas-resumo ou resumos. Intensificar a resolução de provas anteriores do Cespe/UnB é essencial para habituar o candidato ao estilo de questão dessa banca.
Quem começou agora
Quem ainda tem pouco conhecimento nas matérias precisa manter a calma: são muitas disciplinas, os conteúdos são extensos e provavelmente não será possível varrer todo o programa até a data da prova. Assim, pode ser mais produtivo dedicar mais tempo aos conteúdos menores e mais simples, para garantir mais pontos. O exame de provas anteriores também ajuda o candidato a ter mais foco no estudo, priorizando o que costuma ser mais cobrado em prova. Utilizar questões comentadas e resumos também ajuda a otimizar o tempo, desde que as informações estejam atualizadas.
Mesmo quem começou agora também tem bons motivos para dedicar-se integralmente e buscar a melhor preparação possível no tempo que existe: está previsto novo concurso para a Polícia Federal, com 350 vagas para escrivão, que deverá cobrar basicamente as mesmas disciplinas do concurso atual; o salário é o mesmo também. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal também deverá realizar novo concurso em breve, com algo em torno de 8 matérias comuns à PF, incluindo boa parte da legislação especial. O empenho de agora, portanto, servirá de patamar para as próximas oportunidades na área de segurança pública, caso não seja suficiente para aprovação no concurso atual.
Qual cargo escolher?
Salários iguais e provas no mesmo momento. Como decidir a qual cargo concorrer? O fator mais importante a ser considerado é a afinidade com a atividade que será exercida, porque este será o trabalho do novo servidor em todos os dias da nova vida. Claro que as matérias a serem estudadas também são relevantes.
O candidato ao cargo de agente precisará estudar administração, economia e contabilidade e realizará investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, além de outras atividades.
Já o candidato ao cargo de papiloscopista precisará de física, química, biologia, arquivologia, além de noções de identificação e de estatística, e realizará atividades relacionadas aos trabalhos papiloscópicos (identificação humana por meio do estudo de impressões digitais) de coleta, análise, classificação e perícia, entre outros.
As outras disciplinas (português, informática, atualidades, raciocínio lógico, direito penal, direito processual penal, direito administrativo, direito constitucional e legislação específica) são comuns aos dois cargos.
Na prova
Cada marcação incorreta contará 1 ponto negativo. Então, é preciso algum cuidado para não marcar muitas questões em que o candidato esteja com muita dúvida. Por outro lado, deixar muitas questões em branco pode impedir que o candidato faça a pontuação mínima exigida: 36 acertos do total dos 120 itens. Mas, não há receita de bolo -valerá o bom-senso do candidato de acordo com a situação do momento.
Planejamento
Distribuir as matérias pelos dias da semana até a antevéspera da prova faz com que o candidato utilize de forma produtiva e equilibrada todo o tempo disponível.
Até o dia da prova haverá ao menos o feriado da Semana Santa. É uma ótima oportunidade para intensificar o estudo de alguma disciplina em que o candidato esteja mais atrasado ou com mais dificuldade, se for o caso. De toda forma, feriado é tempo extra de estudo para quem trabalha e deve ser incluído no planejamento de estudo (verifique se haverá outro na sua cidade). Importante preservar o dia livre na semana, para recuperar a boa disposição e manter a qualidade do estudo/aprendizado.
O teste físico deverá acontecer nos dias 23 e 24 de junho. Por isso, é importante incluir a atividade física no planejamento da rotina - o corpo precisa de algum tempo para ser condicionado e não faltam relatos de candidatos que foram aprovados nas provas escritas e eliminados na prova física.
Cronograma de estudosPara o cargo de agente, mantivemos a sugestão de distribuição de matérias proposta emcoluna anterior, já que não houve alteração nas disciplinas:
2ª feira3ª feira4ª feira5ª feira6ª feiraSábadoDomingo
PortuguêsDireito penalDireito processual penalRaciocínio lógico

Legislação
EconomiaAULALIVRE
Direito constitucionalDireito administrativoInformática

Atualidades
AdministraçãoContabilidadeAULALIVRE
Já para o cargo de papiloscopista, fizemos as adaptações de acordo com o edital:
2ª feira3ª feira4ª feira5ª feira6ª feiraSábadoDomingo
PortuguêsDireito penalDireito processual penalRaciocínio lógico

Legislação
Biologia

Identificação
AULALIVRE
Direito constitucionalDireito administrativoInformática

Atualidades
Física

Química
Estatística

Arquivologia
AULALIVRE
Quem puder estudar durante todo o dia, pode adaptar a sugestão e estudar todas as matérias a cada semana, sendo uma pela manhã e outra à tarde.
Horários
Para quem não estiver trabalhando no momento e puder usar o dia todo para estudar, uma programação excelente de horário é:
9h às 10h30, seguido por um intervalo de 15 minutos;
10h45 às 12h15, pausa para o almoço e descanso;
14h às 15h30, seguido por intervalo de 15 minutos;
15h45 às 17h15, pausa para lanche e atividade física;
19h às 20h30, seguido por intervalo de 15 minutos;
20h45 às 22h15.
São 9 horas diárias de estudo, com bons intervalos e rotina de vida equilibrada. Nesse caso, a distribuição de matérias deverá ser adaptada conforme a necessidade.
Quem precisar do turno da noite para assistir a aulas, pode usar somente os períodos da manhã e da tarde. Quem estiver trabalhando, pode usar somente o turno da noite para estudar e deixar o curso para os sábados.