sexta-feira, 27 de março de 2009

Delegada vai comandar a Corregedoria da Polícia Civil

ANDRÉ CARAMANTE
ROGÉRIO PAGNAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A delegada Maria Inês Trefiglio Valente terá a partir de hoje uma das missões mais difíceis na Polícia Civil: ela será a corregedora-geral, ou seja, comandará o setor da corporação que tem a função de investigar os possíveis crimes cometidos pelos próprios policiais civis.
A delegada será a primeira mulher a assumir o cargo. Ela é conhecida como rigorosa e, até ontem, trabalhava na Corregedoria do Detran (Departamento de Trânsito).
No ano passado, Maria Inês ajudou na investigação que apontou a existência de uma máfia comandada por policiais civis que usavam a estrutura da polícia para vender carteiras de habilitação falsas.
A nomeação da delegada é uma das mudanças nos postos de comando da Polícia Civil que o novo secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o novo delegado-geral da corporação, Domingos Paulo Neto, deverão anunciar hoje.
Assim como a nomeação da delegada, a troca no Denarc (Departamento de Narcóticos) também é comemorada: no lugar de Everardo Tanganelli, investigado sob a suspeita de enriquecimento ilícito, entrará o delegado Eduardo Hallage.
O delegado Alberto Angerami deixará a Corregedoria para dar lugar à delegada e assumirá o posto de delegado-geral adjunto- 2º posto na corporação.
No Deic (departamento de roubos), o comando passará a ser do delegado Marco Antonio Desgualdo, que já havia sido delegado-geral. Ele entra no lugar de Youssef Abou Chain -investigado em 2007 sob a suspeita de manter uma empresa de segurança privada, o que é proibido por lei para policiais. Chain será delegado seccional em Diadema, na região do ABC.
Para comandar o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), o escolhido foi o delegado Francisco Alberto de Souza Campos, que foi corregedor da Civil em 2008.
No Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital) e no Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo), permanecerão os delegados Marco Antonio de Paula Santos e Elson Alexandre Sayão, respectivamente.
O delegado Maurício José Lemos Freire, que foi delegado-geral até segunda-feira, voltará para o Dird (Departamento de Identificação e Registros Diversos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário