IV Encontro Anual
Dentre as atividades de maior relevância do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, estão os encontros anuais. Esses eventos possibilitam a reunião de policiais e gestores de segurança pública, além de pesquisadores e lideranças da sociedade civil de todo o país, destacados por seu envolvimento com iniciativas de inovação e aperfeiçoamento das instituições de segurança pública e interessados no compartilhamento de conhecimentos e experiências nas diversas áreas de atuação neste campo.
Os encontros anuais pretendem suprir a falta de oportunidades deste cunho na área de polícia e segurança pública, tanto por meio da criação de um novo espaço para o intercâmbio técnico qualificado nesta área, como pelo incentivo à interação e integração entre setores da sociedade tradicionalmente isolados: gestores de todo o país, membros das diversas instituições policiais, centros de pesquisa e ONGs especializados nesta atividade.
O Fórum, dado seu caráter de articulação permanente em rede, propõe-se precisamente a incentivar essa interlocução. Ė de suma relevância que os policiais e gestores tenham voz e participação ampliadas dentro do debate público sobre políticas de segurança, por serem eles o elo fundamental da reforma das instituições e das práticas de redução da violência. É igualmente importante – e inédito – promover um espaço nacional de diálogo que reúna profissionais da academia, da sociedade civil e gestores para o debate de idéias, a troca de conhecimentos e a construção conjunta de novas práticas e propostas para o aprimoramento do setor da segurança pública no Brasil.
O IV Encontro Anual pretende dar continuidade e consolidar o evento como espaço privilegiado e regular para o encontro e a cooperação entre membros das polícias estaduais e nacionais e das guardas municipais, gestores e profissionais das secretarias de segurança pública, pesquisadores da área e lideranças de organizações da sociedade civil. O objetivo maior está em ampliar o diálogo entre todos os indivíduos envolvidos com o tema, fomentando o debate plural e democrático, bem como a formulação de políticas públicas bem fundamentadas na área, calcadas não apenas no rigor dos estudos acadêmicos, mas também no relato de experiências dos profissionais do setor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário