quinta-feira, 16 de abril de 2009

Inteligência policial



Ciisp - Inteligência policial na eficiência da segurança pública
Uma das primeiras medidas da atual gestão, em janeiro de 2007, foi criar o Centro Integrado de Inteligência Policial (Ciisp). O objetivo é aprimorar, dentro das polícias, a cultura da investigação para fortalecer o combate à criminalidade, bem como garantir o respeito aos direitos humanos e às liberdades individuais.

O Centro Integrado de Inteligência Policial (Ciisp) foi criado para proteger a sociedade, seja na prevenção ou na repressão da criminalidade. E, por considerar fundamental analisar informações sobre a criminalidade para traçar eficientes estratégias de combate, tanto para os momentos de crise quanto para conduzir políticas públicas do setor

O Ciisp, desde a sua criação, vem aumentando a integração e captação de dados pelas estruturas de inteligência das polícias. Além de desenvolver atividades de assessoria de inteligência em segurança pública em todo o Estado de São Paulo, reunindo e integrando conhecimentos que possibilitem a tomada de decisões sobre ações emergenciais e políticas de segurança, o Ciisp acompanha a execução dos planos de segurança pública para subsidiar o secretário com os resultados alcançados.

Juntos, esses dispositivos influenciaram na eficiência policial. Desde o ano de 2007, 206.061 prisões foram realizadas. Mas, diferente do que ocorria no passado, o crescimento das prisões se dá num contexto de queda da criminalidade, revelando aumento de produtividade

A troca de informações na manutenção da segurança

O Centro Integrado de inteligência de Segurança Pública promove a troca de informações com órgãos e estruturas de inteligência de segurança pública nacional e internacional, bem como da SSP-SP com o Ministério Público e o Poder Judiciário. Também colabora com as polícias no aperfeiçoamento de inteligência policial e recebe dados das Salas de Situação do Comando Geral de Polícia Militar, do Centro de Comunicações da Polícia Civil (Cepol), e do Centro de Comunicações do Gabinete da Segurança Pública (Cegab).

O Ciisp funciona na sede da Secretaria da Segurança Pública e, por lidar com assuntos extremamente sigilosos, mantém restrito o acesso à Sala de Situação onde trabalham policiais civis, militares e técnico-científicos. Em situações de grave perturbação da ordem pública, a Sala de Situação pode funcionar como Gabinete de Gerenciamento de Crise, recebendo informações em tempo real dos Sistemas de Inteligência das Polícias e dos Centros de Comunicações.

Um comentário:

  1. JR PIT BOY CPF14933389861 - CIISP - POLICIA DO ESTADO DE SAO PAULO

    ResponderExcluir